terça-feira, outubro 07, 2008

E os óculos?

Com a saída dos candidatos a prefeito Érico Feitosa (PHS) e Sizenando Leal (PSOL), todas as atenções voltam-se para o prefeito Veneziano Vital do Rego e o deputado-federal Rômulo Gouveia. A expectativa dos eleitores que votaram nos candidatos derrotados ou ainda não têm uma opinião formada é de que nesta etapa, a campanha ganhe um tom essencialmente propositivo.

Acusações obviamente serão inevitáveis por causa do clima de acirramento. Em todo caso, algumas denúncias já manjadas e exploradas exaustivamente no primeiro turno deverão ganhar menos repercussão.

A denúncia do “cheque” contra o prefeito e candidato à reeleição, Veneziano Vital, aliás já teria perdido toda a sua força diante de denúncia existente contra o deputado Rômulo Gouveia, acusado de compra de votos nas eleições de 1998, mediante compra de óculos populares.

Apesar de não ter sido explorada por Veneziano, a denúncia contra Rômulo, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), que desde julho deste ano, acolheu pedido do Ministério Público Federal e reautuou como ação penal o inquérito de n° 2574. Desta forma, o inquérito passou a tramitar no STF como ação penal, sob o número 492.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral da Paraíba, Rômulo, na época presidente da Assembléia Legislativa do Estado, prometia consultas oftamológicas e "óculos populares" em troca de votos. Durante a fase de investigação, o parlamentar optou por exercer o direito de permanecer em silêncio e se negou a fornecer material grafotécnico para instruir os autos do respectivo inquérito.

Se o adversário do tucano optar por também explorar o denuncismo e falar nos “óculos”, terá da mesma forma, munição suficiente para neutralizar seu discurso. De outra forma, se Veneziano mantiver a postura do primeiro turno e Rômulo focar sua campanha nas propostas, a tendência é que o número de indecisos diminua. Os eleitores conscientes e ansiosos por propostas sérias, agradecem!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cada vez mais lhe admiro. É uma das melhores jornalistas dessa nova safra, igualmente a Ana Cláudia Papes e tantas outras; fico feliz em tê-la em meu círculo de amigos; parabéns pelos comentários; grande abraço - Josué Cardoso