segunda-feira, janeiro 05, 2009

Turismo reprovado

A Paraíba não está preparada adequadamente para receber turistas. Em algumas praias de cidades vizinhas João Pessoa, falta até água para quem optar pela locação de uma casa durante a temporada de verão. Na maioria dos hotéis e pousadas do litoral ao agreste, falta o primordial: informação. Não há um perfeito entrosamento no tripé – hospedagem, alimentação e transporte – que garante o sucesso turístico de um local e garantem o conforto esperado pelo turista.

Para quem prima por excelência no atendimento, a nota é baixa, principalmente em Campina Grande, onde não só turistas como consumidores sentem na pele, a antipatia e falta de traquejo dos proprietários e funcionários de lojas e restaurantes.

Quando há um pouco de boa-vontade nas pessoas, peca-se por falta de capacitação, o que deveria ser promovido não só pelo trade turístico, ou gestores públicos, mas principalmente por representantes de entidades comerciais.

Em algumas lojas dos shoppings salvam-se aqueles vendedores que têm a gentileza como qualidade nata e no comércio popular, pessoas que apesar da dureza cotidiana, estão cientes que seu ganha pão, depende também do sorriso no rosto. São exceções.

Infelizmente, independente da suntuosidade do estabelecimento ou da precariedade da loja, sobra apatia, indiferença e falta de habilidade para o atendimento. Não há mapas turísticos suficientes e nem desculpas pelo que está em falta (e falta muita coisa), inclusive conhecimento sobre as potencialidades do Estado.

Nenhum comentário: